Resumo do Livro: O programador Apaixonado



 O que você está disposto a investir na sua carreira ? A dedicação sempre irá trazer frutos para sua vida profissional. Quanto mais você dedica, mas seus frutos será colhido. Gerar valor ao produto, ao cliente torna seu trabalho valioso e não só brigando por preço, mas sim por sua habilidade.

Entender o cliente, falar a língua do cliente são habilidades imprescindíveis para atingir a entrega de valor que o produto precisa. A equipe também precisa ter a capacidade de influenciar, entender e agregar valor ao negócio. Os melhores da equipe tem que ser os melhores, e os piores esforçar ao máximo para ser os melhores, com apoio dos melhores. Esse objetivo sendo claro, o time esforça para trabalhar na estratégia da empresa, com isso, os “melhores” ajudando os “piores”, eles tornam guias, atalhando o processo de aprendizagem.

Os profissionais têm que dedicar para conhecer cada vez mais, para serem cada vez melhores. Aprender algo novo, aprender por aprender, sem o intuito de receber por isso, consequentemente aumenta o intelecto, a gama de caminhos a serem seguidos quando os ventos dos negócios mudar a direção. Seja apaixonado, não tenha medo de arriscar. Ao melhorar suas habilidades, será notado, será lembrado, pois você faz acontecer, sem ficar a mercê dos outros. Entender tudo sobre o negócio, é a melhor forma de gerar valor.

Tudo que aprender, tente passar para o outro. Assim, fica fácil de assimilar cada situação, com isso, será ultrapassado os limites. Ao ensinar será melhor absorvidas as informações, e ao ter essas informações bem disseminadas no campo teórico, coloque o aprendizado em prática. Em prática no cenário de ensaio é o momento de errar, é momento de testar as possibilidades. Ao colocar no “campo de batalha” os novos conhecimentos, mede sua performance para ver o ganho no trabalho, no produto, nos valores entregues.

O que foi solicitado pelo o cliente nem sempre é o que ele quer. Estranho, porém real. Tente ler nas entre linhas, com isso, ao prevê novos cenários daquela situação, faça uma apresentação do seu ponto de vista. Gerenciar as expectativas é o maior desafio do projeto.

Seu trabalho tem que alinhar com a estratégia da empresa, para as métricas, conquistas e propósitos da empresa façam sentido. E você como colaborador veja seu trabalho contribuir para alcançar cada conquista. Entenda do negócio, das regras. A técnica é importante, porém é só 30% do trabalho. Os problemas do seu chefe não é um problema da equipe, que consequentemente é um problema do diretor. Faça pelo o seu chefe, o que queria que façam por você. Não estará fazendo o serviço do seu chefe, você estará fazendo o seu serviço. Sempre tenha em mente que: Você trabalha para um negócio e, ao menos que você forneça algum tipo de valor real, você é um desperdício de dinheiro.

Se você nunca andou em um campo minado antes, você pode não saber as protuberâncias ou sujeiras nas quais não pisar. Se seu software não tem dado erro regularmente, você pode não saber onde os problemas podem estar.

Aprender a lidar com os erros é uma habilidade altamente valiosa e difícil de se ensinar.

Problemas, como lidar:

    1. Levante o assunto logo que souber. Erros

    2. Leve a culpa

    3. Ofereça uma solução

  1. Peça ajuda

Momentos de estresse oferecem as melhores oportunidades de construir fidelidade.

Objetivo mais fácil de não cumprir com seus compromissos é se comprometer com o que você sabe que não conseguirá cumprir. Diga não, para não mentir em prazos ou entregas, pois quando há o compromisso, a pessoa que fez o pedido, confia na sua promessa. Nenhum de nós quer falsos compromisso. Embora a intenção fosse boa, as ramificações foram negativas. Quando há decisão ruim: São os que se pronunciam e oferecem uma sugestão melhor que se tornam meu assessores confiáveis. Em situações adversas, entrar em pânico é normal, porém não é, e nunca será a melhor atitude a se tomar. Nessas situações, onde devemos empenar nosso melhor, o pânico nos trava, tornando nos impotentes perante a situação. Devemos contornar essa situação, com calma e analisando de forma estratégica uma solução para o problema.

O jeito mais fácil de nunca tornar algo pronto é nunca se comprometer com nada. O planejamento é o remédio que cura suas cores, causadas pelas tarefas a realizar. Seja realista ao planejar. Não sobrecarregar é um o ponto chave, para o sucesso da execução do seu planejamento. Os itens que foram planejados, divulgados e nunca mais foram citados, pode ser uma grande armadilha para as pessoas envolvidas não acreditar mais no seu planejamento. Dê feedback. Se você disser que você vai fazer algo, e realmente o faz e o mostra pronto, você desenvolve a reputação de ser um cumpridor.

Ao trabalhar com a percepção que as pessoas têm de você, seu trabalho fica mais objetivo é assertivo, pois assim se trabalha com o foco no resultado.

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação do Oracle e o SQLDeveloper - Windows

Projeto: Banco de dados Barbearia - Oracle

Governança e Qualidade de Dados - A informação é o poder