Como escolher e desenvolver o gráfico ideal ?


A representação de dados de forma visual as informações numéricas que facilitam as visualizações  dos modelos apresentados é denominado gráfico. 

Nos gráficos os dados exibidos normalmente é um paralelo entre qualitativos e quantitativos, ou seja,  são extremamente úteis na apresentação de resultados, mas é necessário esmero no momento de escolher o gráfico. Transmitir a mensagem correta e clara é o objetivo.

Funções dos gráficos

A comparação é um função muito usual, pois  comparar um ou mais conjuntos de dados apresentando as diferenças ao longo do tempo. 

A função de relacionar os dados é para mostrar as conexões entre as suas variáveis apresentadas.

Uma composição do conjunto de dados fornece o panorama do todo em sua funcionalidade, relacionado a mudança ao longo do tempo.

Identificar valores discrepantes,  distribuição dos dados durante o tempo, apresentar o comportamento das variáveis faz parte da funcionalidade da distribuição. 

Tipos de gráficos

Cada gráfico atende um propósito para apresentação das informações e regras para serem desenvolvidos. 

Gráfico de linha: as boas práticas no uso desse tipo de gráfico  são: escreve os eixos de forma clara, remover elementos dispersos,  destacar a escala do eixo X e Y e evitar apresentação com mais de 7 linhas para não gerar confusão. 


Gráfico Pizza ou Torta: a boa prática é não usar esse tipo de gráfico, porém se realmente precisar usar adote as seguintes práticas:  garantir que suas fatias somam o 100% do todo,  caso as fatias estiverem próximas em seus tamanhos deve destacar o seu valor, e principalmente evitar o modelo 3D para não gerar confusões de leitura.


Gráfico de barra ou coluna:  comum o uso do gráfico barra deve adotar em seu uso começar a escala no valor ZERO em seu eixo Y,  transmitir um nome de contexto ao renomear os eixos, usar cores com os tons levemente alterados evitando o efeito arco - íris.


Gráfico ou mapa árvore: ideal para mostra a distribuição dos dados, porém para usar devem obedecer algumas regras. São elas: dados apresentados devem ser tratados com uma história objetiva, cores fortes para identificar a dispersão e área dos valores, rotula bem o nome ou valor da região para sua identificação. Evitar caixas pequenas com muitos dados, pois dificulta a interpretação dos dados. 


Existem muitos outros tipos de gráficos (nuvem, pirâmides) e boas práticas a serem usadas, porém as apresentações acima são as mais comuns. 

Para escrever o gráfico é de suma prioridade na sua composição  que apresentação da mensagem seja clara. O  gráfico sempre leva uma informação, história,  resumo,  mostra tendências. O cuidado com apresentação  gráfica para o leitor, pois o caminho trilhado por ele é baseado na mensagem transmitida pelo o gráfico. 

As regras servem para os dimensionamentos e os números façam cumprir  os objetivos da apresentação do resumo das informações entregando com êxito a mensagem.

As informações dos dados apresentadas em gráficos, deve cumprir o seu grande objetivo de facilitar as tomadas de decisões.

Software para gerar gráficos

Para desenvolver os gráficos podem ser usado algumas das seguintes ferramentas:

  • Excel
  • Power BI
  • Matlab
  • Latex
  • Visme
  • Google Charts
  • InfoGram


Postagens mais visitadas deste blog

Instalação do Oracle e o SQLDeveloper - Windows

Projeto: Banco de dados Barbearia - Oracle

Governança e Qualidade de Dados - A informação é o poder