Dez dicas rápidas de Power BI




Dez dicas rápidas para melhorar sua produtividade no dia-a-dia na utilização do POWER-BI.  São elas:


1 - "CRTL + Z" ou desfazer o que aplicou ao "Transformar Dados". A tecla de atalho não irá funcionar. 



Tudo que foi aplicado na aba "Transformar Dados" fica gravado do lado direito inferior na sub divisão "Etapas Aplicadas". Para voltar as ações realizadas na base dados basta clicar no X vermelho conforme imagem acima.

2 - "Extrai Dados" essa função é importante para formatar informações na coluna desejada da base de dados. Na aba "Transformar" botão "Extrair" tem diversas opções para fazer a formatação desejada. No exemplo temos a primeira coluna com data no formato "DD-MM-AAAA" espaço leta "t", horas, minutos e segundos.


Usando a função "Texto Antes do Delimitador", irá abrir a opção para colocar o delimitador, assim removerá as informações sem necessidade e manter as necessária.


3 - Como transformar o tipo de dados da coluna para o reconhecimento do Power BI ao montar o DashBoard que irá utilizar aquele dado.  Na aba "Transformar" dê um clique simples do lado esquerdo do nome da coluna, assim abrirá as opções de tipo de dados:



4 - Para remover as linhas desejadas deve acessar a aba "Pagina Inicial" botão "Remover Linhas". Vai abrir várias opções para remoção de linha. A que será utilizada é a "Remover Linhas principais", pois essa busca as primeiras linhas. Ao selecionar essa opção informe a quantidade de linhas para excluir. Veja imagens abaixo:






5 - Transformando a primeira linha da base de dados, em nome das colunas, ou seja, a primeira linha será o nome do cabeçalho das informações. Para fazer esse procedimento basta acessar a aba "Página Inicial" e dê um clique simples na primeira opção da base de dados, com isso selecione a opção "Usar a Primeira Linha como Cabeçalho". Conforme imagem:



6 - Para criar relacionamento entre as tabelas, ou seja, para as tabelas conversarem entre si, deve fazer a modelagem dos dados. De forma muito simples na aba "Página Inicial" acesse o botão "Modelo" e para fazer o relacionamento entre as tabelas localize o campo incomum entre elas e simplesmente arrastar fazendo o encontro entre campos (semelhante ao PROCV do EXCEL). Veja a imagem:


A linha 1 para * indica que é um relacionamento 1 para N. Com isso o Power BI permite fazer o cruzamento de informações, nesse exemplo valores de vendas por grupo de produtos. 



7 - Transformar os valores em moeda, no exemplo para a moeda real, essa metodologia faz o campo disponível ter a medida ideal para os relatórios apresentarem com eficácia ao utilizador do relatório o valor que será exibido. 

Clique no campo desejado >> Ferramenta de Colunas >> Botão $ >> Selecione a moeda desejada



8 - Desenvolver nova coluna com dados de cálculos através de duas já existentes. Há diversas formas de fazer essa coluna. Uma delas é acessando a aba "Adicionar Coluna >> Coluna Personalizada >> Nome da  nova coluna >> Fórmula de coluna personalizada". Os campos disponíveis para o cálculo está na área "Colunas disponíveis" ao lado direito.  

Os operadores aritméticos são:
Soma(+)
Subtração (-)
Divisão (/)
Multiplicação(*)

9 - Caso no momento da importação os caracteres com acentuação venham distorcidos, como a imagem abaixo, a solução é trocar a informação do campo "Origem do Arquivo" para "65001: Unicode (UTF-8)"




10 - Como fazer um DE/PARA no Power BI traduzindo da língua inglês para o português usando duas tabelas diferentes. Uma contendo o campo a ser traduzido,  outra com os valores para tradução e a tradução de fato. Veja o procedimento:
Selecione coluna a ser traduzida
  1. Página Inicial
  2. Combinar
  3. Mesclar Consultas 
  4. Abrirá a tela "Mesclar"


  1. Na GRID superior selecione a coluna
  2. Na Grid inferior selecione a coluna correspondente aos valores em inglês
  3. Clique depois no botão OK

 

Após clicar no botão "OK" fechará a tela "MESCLAR" retornando com a tabela traduzida em aberto acrescentando um coluna com o nome da tabela secundária, veja:

Pressione o botão acima da coluna e irá aparecer o seguinte 'POP-UP"
Desmarque a opção Inglês, deixe a opção Português e clique no botão "OK"


Fim. Esse é o Resultado.


Quer ver todas essas dicas em vídeos ? Clique no Link Abaixo:






 



 

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação do Oracle e o SQLDeveloper - Windows

Projeto: Banco de dados Barbearia - Oracle

Governança e Qualidade de Dados - A informação é o poder